sexta-feira, 03 de maio de 2024

Artigos

 

 

    O CORAÇÃO: O que é? Como funciona?

              O coração é músculo oco em forma de cone, localizado entre os pulmões e atrás do esterno (osso do peito). Dois terços do coração fica ao lado esquerdo da linha mediana do corpo e 1/3 à direita (veja a figura 1).

 

 

Anatomia do coração
Figura 1
(Atenção - Ilustrações médicas supondo que o paciente está
de frente para você, de maneira que direita e esquerda correspondem à direita e esquerda
do paciente. É por isso que esquerda e direita aqui parecem invertidos)
.

 

              O ápice (ponta final) aponta para baixo e para a esquerda. Ele tem 12 cm de comprimento, 8-9 cm de largura e 6 cm da frente para trás e é mais ou menos do tamanho do seu punho. O peso médio do coração de uma mulher é 250 g e de um homem 300 g. O coração representa menos de 0,5% do peso total do corpo.

Ele tem três camadas: a camada lisa, dentro do coração, é chamada endocárdio, a camada média do músculo cardíaco é chamada miocárdio, ele é rodeado por uma película chamada pericárdio.

 

Câmaras e válvulas

 

              O coração é dividido em quatro câmaras: (veja a figura 2)

  • átrio direito (AD)
  • ventrículo direito (VD)
  • átrio esquerdo (AE)
  • ventrículo esquerdo (VE)
câmaras e válvulas do coração
Figura 2

Cada câmara tem um tipo de válvula unidirecional em sua saída que evita que o sangue retorne. Quando cada câmara se contrai, a válvula em sua saída se abre. Quando a contração termina, a válvula se fecha evitando que o sangue retorne na direção contrária.

 

  • a válvula tricúspide fica na saída do átrio direito.
  • a válvula pulmonar fica na saída do ventrículo direito.
  • a válvula mitral fica na saída do átrio esquerdo.
  • a válvula aórtica fica na saída do ventrículo esquerdo.

               Quando o músculo cardíaco se contrai ou bate (chamada sístole), ele bombeia o sangue para fora do coração. O coração contrai em dois estágios. No primeiro estágio, os átrios se contraem ao mesmo tempo, bombeando o sangue para os ventrículos. Então os ventrículos se contraem juntos para empurrar o sangue para fora do coração. Depois o músculo cardíaco relaxa (chamada diástole) antes da próxima batida. Isso permite que o sangue preencha o coração novamente.

              Os lados direito e esquerdo do coração têm funções separadas. O lado direito coleta sangue venoso (pobre em oxigênio) do coração e bombeia para os pulmões, onde o sangue pega oxigênio e libera dióxido de carbono. O lado esquerdo do coração coleta o sangue arterial (rico em oxigênio) dos pulmões e bombeia para o corpo, para que todas as células recebam oxigênio adequadamente.

 

Fluxo sangüíneo do coração

 

              Todo o sangue entra no lado direito do coração por duas veias: a veia cava superior (VCS) e a veia cava inferior (VCI -- veja figura 3).

              A VCS coleta o sangue da metade superior do corpo e a VCI coleta o sangue da metade inferior do corpo. O sangue sai da VCS e VCI e entra no átrio direito (AD) (3).

              Quando o AD contrai, o sangue sai pela válvula tricúspide (4) e entra no ventrículo direito (VD) (5). Quando o VD contrai, o sangue é bombeado pela válvula pulmonar (6), para a artéria pulmonar (AP) (7) e para os pulmões, onde pega oxigênio.

 

 

veia cava superior e vaia cava inferior
Figura 3

 

 

              Por que isso acontece desta maneira? Porque o sangue que retorna do corpo é relativamente pobre em oxigênio. Ele precisa ficar cheio de oxigênio antes de retornar ao corpo. Então o lado direito do coração bombeia o sangue para os pulmões para pegar oxigênio antes de ir ao lado esquerdo do coração, de onde volta ao corpo cheio de oxigênio.

              O sangue agora retorna dos pulmões para o coração pelas veias pulmonares (8) e vai para o átrio esquerdo (AE) (9). Quando o AE contrai, o sangue vai pela válvula mitral (10) para o ventrículo esquerdo (VE) (11). O VE é uma câmara muito importante que bombeia o sangue pela válvula aórtica (12) para a aorta (13). A aorta é a artéria mais importante do corpo. Ela recebe todo o sangue bombeado pelo coração e distribui para o resto do corpo. O VE tem um músculo mais grosso que as outras partes do coração, porque precisa bombear sangue para todo o corpo contra uma pressão muito mais alta na circulação geral (pressão sangüínea).

              Aqui está uma recapitulação do que já discutimos. O sangue do corpo flui:

  • para a veia cava superior e inferior
  • então para o átrio direito
  • pela válvula tricúspide
  • para o ventrículo direito
  • pela válvula pulmonar
  • para a artéria pulmonar
  • para os pulmões

              O sangue pega oxigênio nos pulmões e vai:

  • para as veias pulmonares
  • para o átrio esquerdo
  • pela válvula mitral
  • para o ventrículo esquerdo
  • pela válvula aórtica
  • para a aorta
  • para o corpo

 

 

Sistema elétrico

 

              Você alguma vez já pensou no que faz seu coração bater? Como ele faz isso automaticamente, a cada segundo, a cada minuto, a cada hora de todos os dias?

              A resposta está em um grupo de células especiais com habilidade de gerar atividade elétrica por conta própria. Estas células separam partículas carregadas. Depois disso, elas espontaneamente deixam vazar estas partículas carregadas para dentro das células. Isto produz impulsos elétricos nas células marca-passo espalhadas pelo coração, fazendo-o contrair. Estas células fazem isso mais de uma vez por segundo para produzir um ritmo cardíaco normal de 72 batimentos por minuto.

              O marca-passo natural do coração é chamado nó sinoatrial (nó SA). Ele é localizado no átrio direito. O coração também contém fibras especializadas que conduzem o impulso elétrico do marca-passo (nó SA) para o resto do coração (veja a figura 4).

 

 

diagrama do marca-passo natural do coração
Figura 4


              O impulso elétrico sai do nó SA (1) e vai para o átrio direito e esquerdo, fazendo-os contraírem juntos. Isso leva 4 segundos. Há então um atraso natural para permitir que os átrios contraiam e os ventrículos se encham de sangue. O impulso elétrico então vai para o nó atrioventricular (nó AV) (2). Depois, o impulso elétrico vai para o feixe de Hiss (3) e se ramifica nos feixes direito e esquerdo (4) onde se espalha rapidamente usando as fibras de Purkinje (5) para os músculos do ventrículo direito e esquerdo, que se contraem ao mesmo tempo.

              Qualquer tecido elétrico do coração tem a habilidade de ser um marca-passo. Porém, o nó SA gera um impulso elétrico mais rápido do que os outros tecidos, então normalmente é ele que controla. Se o nó SA falhar, as outras partes do sistema elétrico podem assumir o controle, mesmo que usando uma velocidade mais lenta.

              Apesar das células marca-passo criarem o impulso elétrico que faz o coração bater, outros nervos podem mudar a velocidade de disparo dessas células e a força de contração do coração. Esses nervos são parte do sistema nervoso autônomo. O sistema nervoso autônomo tem duas partes; o sistema nervoso simpático e o sistema nervoso parassimpático. Os nervos simpáticos aumentam a velocidade do coração e sua força de contração. Os nervos parassimpáticos fazem o oposto.

              Toda essa atividade produz ondas elétricas que podemos medir. A medida é representada como um gráfico chamado eletrocardiograma (ECG). Aqui está um exemplo de três batimentos cardíacos em um ECG (Figura 5):

 

 


Figura 5

 


             Cada parte do traçado tem o nome de uma letra:

  • onda P - coincide com a propagação da atividade elétrica nos átrios e começo de sua contração.
  • complexo QRS - coincide com a propagação da atividade elétrica nos ventrículos e começo de sua contração.
  • onda T - coincide com a fase de recuperação dos ventrículos.

             Anormalidades do sistema elétrico podem variar de batimentos prematuros secundários (palpitação) que não precisam de tratamento, até batimento lento ou irregular com risco de morte, que precisa de um marca-passo artificial.

 

 

Suprimento de sangue do coração


              As artérias coronárias são aquelas que tentamos manter limpas fazendo uma dieta saudável. Se as artérias coronárias estiverem bloqueadas, podemos sofrer um infarto do miocardio.

              O coração, assim como qualquer outro órgão, precisa de sangue para fornecer oxigênio e outros nutrientes para funcionar. O coração não retira oxigênio e outros nutrientes do sangue que corre dentro dele; ele pega o sangue das artérias coronárias que o irrigam. Cerca de 4 a 5% do sangue de saída do coração vai para as artérias coronárias (225 ml/min).

              Há duas artérias coronárias principais (figura 6) - a artéria coronária principal esquerda (1) e a artéria coronária direita (2) que sai da aorta. A artéria coronária principal esquerda é dividida em ramo descendente anterior esquerdo (3) e artérias circunflexas esquerdas (4). Cada artéria leva sangue para diferentes partes do músculo cardíaco e para o sistema elétrico.

 

 

sistema arterial cardíaco
Figura 6


              O coração também tem veias que coletam o sangue pobre em oxigênio do músculo cardíaco. A maioria das veias principais do coração (veia cardíaca magna, veia cardíaca menor, veia cardíaca média, veia cardíaca posterior do ventrículo esquerdo e veia oblíqua do átrio esquerdo) drena para o sino coronário, que se abre no átrio direito.

               A doença coranariana causada por obstrução em uma das artérias coronárias.     Quando uma artéria coronária fica parcialmente obstruída, essa artéria não consegue fornecer sangue suficiente para o músculo cardíaco para atender suas necessidades durante um esforço. Quando alguém com doença coronariana faz um esforço, sente dores no peito.  Isto acontece devido à falta de sangue e oxigênio em alguma parte do músculo cardíaco, e é chamado angina. Se a obstrução piora (episódios mais freqüentes de angina, com menos esforço), uma condição chamada angina instável pode ocorrer. O ataque cardíaco acontece quando uma artéria coronária fica totalmente bloqueada e nenhum sangue chega ao músculo cardíaco na área irrigada por essa artéria. Também causa dores no peito e morte do músculo cardíaco servido pela artéria bloqueada.

 

Fatos interessantes sobre o coração

 

              Quantas vezes seu coração bate?


            O batimento médio é de 72 vezes por minuto. Em um dia ele bate mais de 100 mil vezes. Em um ano o coração bate quase 38 milhões de vezes e quando você chega aos 70 anos, em média, seu coração bateu 2,5 bilhões de vezes!

 

             A velocidade cardíaca muda com a idade?


            A pulsação (batimento cardíaco médio por minuto) de todo mundo muda com a idade. Aqui está um quadro com a pulsação média nas diferentes idades:

 

IdadePulso
Recém-nascido130
3 meses140
6 meses130
1 ano120
2 anos 115
3 anos100
4 anos100
6 anos100
8 anos90
12 anos85
adulto60 - 100

            Quanto sangue seu coração bombeia?


           Um coração normal bombeia 70 ml por batida. E, como já mencionamos, um batimento cardíaco normal é de 72 batidas por minuto. Portanto, um coração médio bombeia 5 litros por minuto. Em outras palavras, bombeia 7.200 litros por dia, quase 2.628.000 litros por ano ou 184.086.000 litros até os 70 anos de idade. Nada mal para uma bomba de 300 gramas!